terça-feira, 25 de setembro de 2012

Piso térmico é a novidade em sistemas de aquecimento











Conforto, economia e durabilidade atraem novos consumidores
Fonte: Blog THÁ

Quando a estação mais fria do ano dá os seus primeiros sinais, começamos a sentir falta de um sistema de aquecimento, ou melhor, de conforto térmico nos ambientes que frequentamos. Uma novidade trazida da Europa e dos Estados Unidos está se tornando cada vez mais requisitada: o piso aquecido. Muito mais do que a sensação tátil de um chão quentinho, o piso aquecido também proporciona o aquecimento do ambiente, deixando uma residência com 22º graus, independente da temperatura no ambiente externo.

Por dentro do sistema

O sistema de piso aquecido também é conhecido como piso radiante ou térmico. O piso radiante pode ser elétrico ou hidráulico e distribui o calor de maneira uniforme, com controle via reguladores de temperatura e termostatos. 

O sistema de aquecimento do piso hidráulico é realizado através de um aquecedor a gás (caldeira) conectado aos pisos radiantes. Nesse sistema, o calor pode ser reaproveitado no aquecimento da água consumida pela casa. É ideal para ambientes grandes. Já o piso aquecido eletricamente funciona com cabos calefatores que aquecem o contra piso, disseminando o calor para o revestimento e, consequentemente, para todo o ambiente. É simples, rápido e indicado para áreas menores (até 300 m²).

“A ideia de conforto térmico se dissipou e hoje a exigência é para toda a casa, pois há necessidade de manter-se confortável em qualquer situação – vendo televisão, dormindo, cozinhando. O piso aquecido é um diferencial nos empreendimentos, por isso as construtoras estão investindo nesse segmento”, argumenta Leticia Rodrigues, responsável pelo Marketing da empresa HotFloor, especializada em calefação.

O piso pode ser aplicado em qualquer revestimento (pedras, laminados, madeiras, carpet, vinílicos, etc) sem comprometer a estética e funcionando adequadamente. Também pode ser instalado em apenas um cômodo. O equipamento não faz barulho, é seguro, não tem cheiro, não ocupa um lugar a mais (é instalado sob o chão), e é indicado para pessoas alérgicas e que possuem animais de estimação. Sem contar, é claro, que o piso agrega valor a qualquer imóvel.

Economia

Uma das grandes vantagens dos pisos aquecidos é a durabilidade. A grande maioria das empresas trabalha com prazos extensos de manutenção, chegando – no caso da Hotfloor – a 50 anos de média de durabilidade. Outro ponto de destaque é o consumo baixo de energia elétrica, pois, a partir do momento que atinge a temperatura adequada, o sistema desliga, e a temperatura só diminui se houver troca de ar, como janelas abertas ou outras interferências.

“É uma forma inteligente e racional de aquecer. Em menos de uma hora, e de modo programado, é possível ter toda a sala ou quarto quentinhos com um calor que sobe do piso. Ele ainda oferece o melhor custo x benefício em comparação a outros tipos de sistemas, como o ar condicionado, que requer manutenção e tem menor vida útil. Em relação à conta de luz, estudos apontam 38% de economia de energia em relação aos sistemas de ar condicionado”, enfatiza Leticia Rodrigues.

Fonte: HootFlor e Revista Casa & Construção

Nenhum comentário:

Postar um comentário